fbpx

Aprovado nome de Celina Maria José de Oliveira para UBS José Bonifácio II

Na sessão plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (5) também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 739/2020 que denomina UBS José Bonifácio II, em Itaquera, como Celina Maria José de Oliveira. 

Trata-se de uma homenagem a uma das fundadoras do Movimento Popular de Saúde da Zona Leste e que dedicou grande parte da sua vida ao Conselho Municipal de Saúde, onde pôde compreender a realidade dos usuários e reparar injustiças.

Falecida em julho de 2020, Celina foi uma das principais idealizadoras do União dos Movimentos Populares de Saúde de São Paulo. Sua luta começou na década de 70, na periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo, quando um grupo de mulheres reivindicava um Centro de Saúde, vacinas para as crianças, médicos para o atendimento e participação do povo. 

No início dos anos 80, foi eleita para um dos 18 Conselhos de Centros de Saúde. Fez parte da organização do I Encontro dos Movimentos e Conselhos de Saúde da Zona Leste, quando foi criado o Movimento de Saúde da Zona Leste, evento histórico para a construção do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo.

Foi Conselheira Municipal de Saúde, coordenadora da Comissão Executiva, e a partir de 2003, passou a fazer parte do quadro de funcionários da Secretaria Geral do Conselho Municipal de Saúde, sempre em defesa da cidadania e dos direitos dos munícipes. 

Era reconhecida por todos por sua história de luta, pela sua inteligência, humildade, alegria, empatia e carisma inigualáveis. Altruísta, empática, experiente e dedicada, Celina dedicou a sua vida ao SUS e à família que tanto amava.