fbpx

Covid-19 / Prefeitura acata indicação de Projeto de Lei apresentado por Juliana Cardoso

Acaba de ser publicado pela prefeitura de São Paulo um edital para credenciar rede de hotéis que disponibilizem 100 vagas para receber idosos, que hoje estão nos Centros de Acolhida das entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social,.

Essa foi uma das propostas apresentadas pelo nosso mandato para proteger moradores em situação de rua, da pandemia do Covid-19, ainda em março.

Inicialmente, constava em projeto de lei. Depois conseguimos que fosse incorporada em outro projeto de autoria coletiva dos vereadores.  E que já foi sancionado.

Esse é um dos primeiros passos para o efetivo atendimento a essa população vulnerável. Cabe lembrar que já foram registrados 10 óbitos em centros de acolhida nesta semana. E a doença está avançando rapidamente para a periferia e atingindo a população mais empobrecida.

Agora nossa luta é para ampliarmos o número de vagas e para que a Prefeitura adote outras importantes medidas. Quais?  Implantar centros de isolamento voluntário nas periferias e também próximos de favelas na cidade, aproveitando os espaços dos CEUs (Centros de Educação Unificados), por exemplo.

Esses centros receberiam pessoas infectadas e sem sintomas, mas que são transmissoras do Covid 19. Nesses locais, essas pessoas têm que dispor de alimentação e condições de repouso para cumprir o ciclo de 14 dias para se livrar do contágio.

Afinal, como pedir para ficar em casa para quem não tem casa?

E como pedir para se isolar, se não há espaço nas moradias precárias para se isolar?