fbpx

PT / 40 anos do Partido dos Trabalhadores

O partido que me criou, o partido que ajudei a criar.

Se você olhar bem, nessa foto eu já carrego a estrelinha do PT no peito. E não dá nem para dizer que foi a primeira vez, afinal eu nasci junto com o partido e já dentro dele. Temos a mesma idade. Desde bebê, minha mãe já era militante e me carregava para todo lado, na luta por um mundo melhor e mais digno. Aprendi muito com o Partido dos Trabalhadores e, mais do que isso, aprendi o que é ter uma grande, gigante, e diversa família.

Aliás, talvez poucos conheçam o significado da palavra companheirismo. Pensando bem, eu fui privilegiada: soube o que era ter companheiros e companheiras de luta desde a mais tenra idade. E digo pra vocês: ter essa certeza dá uma vontade de lutar danada. Enche a gente de coragem. Deve ser isso que nos faz ser tão gigantes. Estamos sendo vilipendiados há tanto tempo, sendo atacados de todas e mais variadas formas, mas olhamos para o lado e sabemos exatamente aquilo que nos une. Temos um carinho e um respeito enorme pelas gerações que vieram antes de nós, e eles contam: estão dizendo que vão ‘acabar com a nossa raça’ desde sempre. E nós colocamos um operário no poder. Fizemos a primeira mulher presidenta do Brasil. E mudamos para melhor a vida de milhares de brasileiros e brasileiras.

Para vocês terem uma ideia, eu queria ter postado aqui uma foto minha mais bebezinha, para compartilhar com vocês essa longa trajetória que me fez chegar onde estou. E lembrei que não tenho tantas fotos, porque perdemos tudo em uma enchente em 2008. Quantas famílias trabalhadoras seguem perdendo suas memórias, seus pertences e, em alguns casos, até a própria vida por causa de um sistema que privilegia ricos em detrimento dos pobres? São milhares de perguntas como essa que embolam nossa garganta e nos fazem ter a certeza que vamos seguir construindo mais 50, 100, 200 anos de história se preciso for para uma sociedade mais digna, humana e sustentável.

Feliz aniversário, meu Partido, o nosso Partido dos Trabalhadores. Eu tenho muito orgulho da nossa história. Seguirei construindo cada pedacinho dela enquanto estiver viva.

Um forte abraço a todos #PT40anos