Prazo do Jovem SUS é ampliado

A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, dia 19, a ampliação do prazo de duração de dois para três anos do Programa Jovem SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta de prorrogação de atuação dos contratados que atuam nas Unidades Básica de Saúde (UBS) foi encampada por todos os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A iniciativa partiu do mandato da vereadora Juliana Cardoso.
Os beneficiários do Jovem SUS fazem parte do Programa Operação Trabalho criado em 2001 e que promove oportunidade de trabalho a desempregados que integram famílias de baixa renda e com alto índice de vulnerabilidade social.
O programa desenvolve atividades laborais junto aos órgãos da Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo. Dos 1.500 jovens da Operação Trabalho o Jovem SUS é o que conta com mais beneficiários. São 409 jovens que atuam nas   UBS no acolhimento dos usuários e acompanhantes, auxiliando-os com informações sobre os procedimentos e serviços que são prestados na unidade. Todos recebem capacitação para desenvolver essas atividades, além de participarem de oficinas com ações de prevenção.
Dessa forma, trata-se de serviço de suma importância nas UBS para a população que se sente melhor acolhida. Além disso, os jovens têm perspectiva de qualificação profissional. Muitos se especializam nas áreas de saúde e assistência social.
Dados divulgados pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde revelam que no semestre anterior à implementação do programa, a Ouvidoria recebeu 3572 reclamações sobre funcionamento e atendimento nas UBSs. Já no semestre posterior, com o Jovem SUS, as reclamações caíram para 2506.