Vereadora Juliana Cardoso faz homenagem a líder do Sapopemba

Como é tradição, a Câmara Municipal realizou, dia 10 de março, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Receberam homenagens as cinco vereadoras da Casa, além de mulheres indicadas por elas e também pelas bancadas dos partidos que se destacaram em suas áreas de atuação e, principalmente,  por suas realizações em prol da sociedade.

Coube a vereadora Juliana Cardoso (PT) prestar homenagem póstuma a Francisca Maria do Nascimento.  Líder da Comunidade  Eclesiástica de Base (CEB) da Igreja Maria Imaculada do Sapopemba, Francisca faleceu  em 2001 aos 43 anos de idade.

Nascida em 1958 em Santana do Piauí, ela saiu de casa aos 15 anos. Filha de lavradores foi ser empregada doméstica e concluir os estudos na cidade vizinha de Picos.

Em 1983 chegou a São Paulo e foi morar no Jardim Sapopemba. Participou de forma intensa das lutas de formação do bairro em busca de asfalto, luz, água, transporte, posto de saúde. Se destacou na luta do movimento de moradia da zona leste que, com o trabalho de mutirão, conseguiu construir habitações populares no Sapopemba.

 “Dona Francisca é exemplo das lutas populares da nossa sofrida periferia. Com seu trabalho, suor e dedicação à comunidade, ela é a imagem da perseverança de imigrante nordestina na cidade grande”, declarou a vereadora Juliana Cardoso.

Receberam das mãos da vereadora a placa alusiva à homenagem o marido de Francisca, Pedro Aparecido Aizza e sua filha Maria Alexandra do Nascimento. A vereadora também foi agraciada com buquê de flores recebida do vereador Jamil Murad (PCdoB).