Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher

Vereadora Juliana Cardoso – Presidente

As principais atividades da Câmara Municipal de São Paulo, assim como as demais casas legislativas brasileiras, estão organizadas em Comissões Permanentes por áreas de atuação. As comissões têm como atribuições avaliar as propostas dos vereadores para os projetos de lei encaminhados posteriormente ao plenário, debater os problemas das suas áreas, além de fiscalizar os atos e/ou omissões do poder executivo.

No início deste ano, a vereadora Juliana Cardoso foi eleita presidente da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher. Esta Comissão fiscaliza as ações do poder executivo, a execução do orçamento destinado para a saúde e também trata de temas de interesse da população. Em 2009, primeiro ano de seu mandato, a vereadora também presidiu essa Comissão.

Com tantos problemas graves na área da saúde pública e inúmeros desmandos, a Comissão não fica apenas debatendo os problemas com as portas fechadas. Desde 2009 foi adotada a iniciativa de vistoriar os equipamentos de saúde para ver de perto as dificuldades enfrentadas por pacientes e também pelos profissionais da área. Com essas informações são cobradas da Prefeitura as responsabilidades e, em alguns casos, apresentadas denúncias e representações junto ao Tribunal de Contas do Município (TCM) e ao Ministério Público.

As reuniões da Comissão de Saúde acontecem às quartas-feiras, às 13h, e são abertas ao público. A participação popular é muito importante para discutir os problemas e buscar soluções. A contribuição da população, aliada às atribuições do TCM e do Ministério Público, são as formas legítimas para conquistar melhorias.